Dica Onduline | Como calcular a inclinação do Telhado

Telhas Clássicas OndulineA vida útil do telhado pode ser comprometida caso uma importante etapa da instalação não seja efetuada da forma correta. A inclinação mínima da estrutura que suporta as telhas deve respeitar alguns parâmetros e cálculos. São ações simples, mas que na maioria das vezes, são deixadas de lado por instaladores e profissionais displicentes.

O primeiro passo é entender que o fator determinante para a inclinação mínima do telhado é o tipo de telha. Elas podem ser de cerâmica (barro), concreto, fibrocimento, vidro, metálicas, galvanizadas, ecológicas (fibras naturais ou materiais reciclados) e de policarbonato. Sempre verifique as especificações recomendadas pelo fabricante.

No caso das nossas telhas ecológicas, a inclinação recomendada para um melhor conforto térmico é de 27% e o mínimo recomendado é 18% ou 10 graus.

A dúvida que aparece nesse caso é como chegar nesses números? Para isso o cálculo é simples. Por exemplo, 27% de inclinação é igual a 27/100, colocando-se a unidade centímetro (cm), temos:

27% = 27 cm/100 cm.

A cada 100 cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 27 cm na vertical (diferença de altura entre o beiral e a cumeeira).

Telhas Onduclair Onduline

 

Problemas no cálculo de Inclinação do Telhado

Apesar de ser apenas um dos processos da instalação dos telhados, uma inclinação mal feita pode comprometer a vida útil do material, além de causar dor de cabeça aos proprietários e usuários do imóvel. Um dos eventuais problemas é a falta de escoamento da água que pode gerar acúmulo da água da chuva, levando a casos de infiltração, goteiras e vazamento ao longo da estrutura.

Outras situações ocasionadas pelo cálculo incorreto da inclinação é o desconforto térmico, pois quanto menor a inclinação, menor a área que o ar quente tem para subir e se alojar, deixando o ambiente mais quente.

Material de apoio

Pensando na capacitação, além de oferecer facilidades aos usuários dos produtos, há um material de apoio disponível no site da Onduline. Lá é possível fazer o download dos manuais de instalação de todas as nossas telhas ecológicas: http://www.onduline.com.br/guia_instalacao.asp

Tem alguma dúvida sobre como fazer o cálculo da inclinação do telhado? Deixe seu comentário, que nós te ajudamos!

 

 

4 respostas a Dica Onduline | Como calcular a inclinação do Telhado

  1. Se a cada 100 cm ou seja (1 metro) na horizontal o telhado sobe 27 cm na vertical.num espaço físico de 5 metros de comprimento, a diferença entre o beiral e a cumeeira.Seria de 1 metro e trinta e cinco cm. se eu estiver errado por favor me esclareça.

  2. daniel filho disse:

    Boa noite! tenho um pergolado de 3,5 x 5 metros, em madeira, e foi colocado breese e vidro, colado com estrutura de alumínio. BOm,depois de tudo instalado, descobriu-se que não tinha caida suficiente. Alias, não tinha caida nenhuma. Como resolver sem ter que desmontar tudo e refazer?
    A agua da chuva chega a ficar com 3 cm no pergolado.

    • onduline disse:

      Olá Daniel, tudo bem? Obrigada por sua visita!
      Caso não se importe, sugerimos que um de nossos técnicos vá até sua obra para analisar a situação e lhe passar um parecer técnico adequado às condições de seu telhado. Por favor, entre em contato através de nosso canal de atendimento 0800 0 245 260 e agende uma visita.
      Permanecemos à disposição.
      Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>