Sustentabilidade Onduline | Como armazenar a água da chuva

Muitas vezes, o conceito de sustentabilidade está ligado ao aproveitamento de recursos naturais, como a água, por exemplo. Ao invés de usar a mangueira para lavar o carro ou o quintal, que tal reutilizar a água da chuva?

Esse procedimento, que já se tornou comum em algumas casas e apartamentos, é uma forma de evitar o desperdício de água, ajudar o meio ambiente e ainda economizar na conta!

Para captar essa água é preciso construir um sistema de filtragem e armazenamento. Ele é feito com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam o líquido para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada. Além disso, é preciso instalar um filtro, que irá retirar as folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d’água elevada separada da caixa de água potável.

Ainda que não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva pode ser utilizada de várias formas em uma residência, como em descargas de banheiros;  regar o jardim e a horta;  na lavagem de carros e pátios; em condomínios onde há espaço para lazer, entre outras atividades.

Esse armazenamento pode gerar uma economia nos gastos domésticos que representa cerca de 50% do consumo de água nas cidades. Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações já existentes e construir um sistema paralelo ao da água potável.

O sistema de aproveitamento de água de chuva pode ser instalado em casas e prédios já construídos ou ainda em obras. Nos edifícios prontos, o reaproveitamento será para as áreas comuns, já que o custo de criar uma rede paralela em cada apartamento tem um custo muito alto.

Fonte: Arqsustentavel

Construir esse sistema em uma obra já finalizada realmente é um processo trabalhoso, porém é importante que cada vez mais, todos tenham a consciência da importância desse procedimento em novas residências. O processo de conscientização começa com pequenos passos, como a informação, por exemplo, para depois se tornarem pequenas ações sustentáveis.

E aí, você possui esse sistema em casa? Compartilhe sua opinião conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>